Pretendemos adotar as seguintes estratégias para alavancar nosso crescimento e agregar valor aos nossos acionistas:
Nosso crescimento tem ocorrido de forma orgânica e contínua ao longo de nossa história. Buscamos manter esse crescimento, intensificando nossa presença em mercados que identificamos alto potencial de crescimento e de rentabilidade, sobretudo nas regiões em que acreditamos não estarem saturadas, nas quais podemos fortalecer nosso adensamento, e onde nossa proposta de valor, focada em classes mais baixas, é aderente. Seguindo nosso histórico de crescimento e sucesso de expansão, acreditamos que podemos continuar crescendo de maneira importante em nossas regiões de dominância, Nordeste e Norte, além de avançar sobre microrregiões com características similares ao Nordeste e Norte, nos outros estados do Brasil, sempre que o retorno ao capital investido siga os encaminhamentos estratégicos da Companhia.
Temos uma oportunidade de incrementar nossas vendas por loja, considerando o nível de vendas atingido por outros competidores do setor. Acreditamos ter clareza sobre quais as alavancas devemos utilizar, buscando ações de melhoria em nosso sortimento, melhores negociações com a indústria, precificação mais ajustada a cada micromercado, diminuição de índice de produtos faltantes em nossas lojas além de operações específicas que aumentem a fidelidade e ticket médio de nossos clientes. Esperamos capturar oportunidades de melhoria nas vendas, com aumento acima da inflação das vendas da mesma loja, como já observado nos últimos trimestres.
Acreditamos que a presença do Clinic Farma em nossas lojas seja um fator de diferencial competitivo atualmente e temos convicção que será uma importante alavanca no futuro, como visto em mercados mais desenvolvidos, como o norte-americano.
Acreditamos que a venda de produtos farmacêuticos por plataformas digitais é uma ferramenta importante para a expansão das nossas vendas e de nossa base de clientes. Atualmente, vendemos nossos produtos através do nosso website, app, call center, e através de superapps como UberEats e Rappi. Toda a estrutura de entrega congrega mais de 80 minicentros de distribuição em nossas lojas, dark stores, além de entregas diretas pelos próprios funcionários da loja e last mile com estrutura própria ou parceiros como a Loggi. Vamos continuar aprimorando nosso website, conectando nossas soluções com parceiros estratégicos, aliando a experiência digital com a estrutura de lojas físicas e tornando experiência de compra cada vez mais simples e agradável. Permitir diversas formas de aquisição de nossos produtos, de forma integrada entre os canais, e possibilitar diversos meios de entrega são formas que contribuem para o aumento do nosso faturamento. Estamos desenvolvendo um “hub de saúde on-line”, em que teremos integração com plataformas de marketplace, prescrição eletrônica, telemedicina e atendimento por vídeo com nossos farmacêuticos do Clinic Farma.
Contamos, atualmente, com uma linha de 1.300 produtos exclusivos com as marcas próprias, entre elas, Pague Menos, Amorável, Dauf e Power Vita. Estes produtos possuem participação de aproximadamente 6 % do total de nossas vendas. Pretendemos fortalecer esta linha mediante o desenvolvimento e lançamento de novos produtos, que primem pela qualidade, em parceria com nossos fornecedores para que ofereçam um diferencial em termos de custo-benefício. Os produtos de marca própria são comercializados apenas nas nossas lojas, criando uma fidelização do cliente. Buscaremos sempre uma maior profundidade e disponibilidade em categorias de preferência do nosso público alvo.
Medicamentos especiais são produzidos com alta tecnologia, utilizados em tratamentos complexos e de alto custo, geralmente nas verticais de fertilidade, câncer e hormônios. Acreditamos que a Companhia possui um forte espaço de expansão nesta área, tendo em vista que o volume de vendas é substancialmente menor que alguns dos nossos competidores, além de um mix bastante reduzido de pouco mais de 200 produtos. Acreditamos que as vendas para o mercado de clínicas pode ser uma boa alavanca de distribuição dos produtos e que a disponibilidade de tais produtos nos agrega forte componente de diferenciação de concorrentes, além de melhores margens de contribuição.
Aderimos aos Planos de Benefícios de Medicamentos e celebramos convênios e parcerias corporativas com mais de 800 empresas. Acreditamos que, ao expandir nossa atuação em PBM e em convênios e parcerias, poderemos obter melhores descontos dos fabricantes de medicamentos e executar promoções mais assertivas, oferecendo, assim, melhor serviço aos nossos clientes, intensificando a fidelização e aumentando as vendas da Companhia. O setor de PBM é um setor estratégico para a Companhia, ele representa aproximadamente 10% das nossas vendas. Nossa atuação nesse setor é ainda reforçada através de uma empresa investida da Companhia, a E-Pharma, líder de participação no mercado no Brasil. Com o crescimento dos custos dos planos de saúde para as empresas e o fortalecimento da prescrição digital, acreditamos que existe uma tendência de que planos de saúde e mais empresas possam passar a ser pagadores de medicamentos no Brasil, para contribuir na redução da sinistralidade, permitindo que o crônico diagnosticado, possa seguir corretamente o tratamento, evitando complicações e agravamento do estado clínico.
Em 2019, elaboramos também um Plano Diretor de Tecnologia da Informação (“PDTI”), com apoio de consultoria especializada, com o objetivo de construir um plano de investimentos para os próximos três anos em infraestrutura e sistemas de forma a sustentar o crescimento da Companhia e melhorar ainda a experiência de compra dos nossos clientes. Várias iniciativas descritas buscam aumentar a agilidade da organização e expandir a utilização de dados. Continuaremos a investir no nosso setor de CRM e na nossa parceria com a Symphony com o objetivo aumentar o conhecimento do nosso cliente final. Investiremos na continua melhoria do cadastro dos nossos mais de 15 milhões de clientes ativos com objetivo de fornecer experiências de compra únicas na loja, com descontos e promoções específicos, precificação mais inteligente e aumento de cross sell de nossos produtos e serviços. Continuaremos a expandir os investimentos na área de tecnologia por considerar a continua transformação dos nossos processos e sistemas algo fundamental na nossa estratégia de longo prazo e na nossa diferenciação. Acreditamos que a tecnologia pode nos ajudar a aumentar a nossa eficiência nas lojas, nossa eficiência gerencial, além de melhorar os processos diretamente relacionados aos nossos clientes, ampliando a fidelização e por consequência nosso índice de NPS (net promoter score).