Conselho de Administração

Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Patriciana Maria de Queirós Rodrigues Presidente do Conselho 25/04/2023 AGO 2025

Patriciana Maria de Queirós Rodrigues. Graduada em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (1999), tem especialização em Marketing pelo CETREDE e MBA também em Marketing pelo CEDEPE. A Sra. Patriciana iniciou suas atividades profissionais em 1995 nas Farmácias Pague Menos no Setor de Serviços Especiais, onde foi responsável pela implementação do nosso cartão de crédito Private Label e dos serviços de revelação de filmes. Em 2001, após um período como gerente trainee, assumiu nossa Gerência de Marketing, quando foi responsável por todo o nosso planejamento de marketing, e, com isso, pela elaboração de inúmeras campanhas publicitárias em nível nacional e pela realização de várias edições do Encontro de Mulheres Pague Menos. Em 2004, assumiu a Diretoria Comercial, ficando assim responsável também pela negociação junto a indústrias farmacêuticas e de higiene pessoal e beleza, nacionais e internacionais. Ainda como Diretora Comercial, realizou dois Fóruns de Varejo Farmacêutico em São Paulo, reunindo os principais nomes do segmento de varejo farmacêutico do País. Foi indicada para o Prêmio Profissionais de Marketing 2009. A Sra. Patriciana participou de 1995 a 2002 como membro da coordenação da AJE – Associação de Jovens Empresários e, por meio dessa associação, liderou vários projetos como missões empresariais para México, Espanha e Chile. Em 2017 passou a ser Diretora Vice-Presidente Comercial, cargo que ocupou até março de 2020, quando a diretoria estatutária foi reestruturada. Atualmente é presidente do nosso Conselho de Administração.

Josué Ubiranilson Alves Vice-Presidente do Conselho 25/04/2023 AGO 2025

Josué Ubiranilson Alves. Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 1978, sendo pós-graduado em Gestão Empresarial na Fundação Dom Cabral. Iniciou suas atividades profissionais em 1979, na Empresa EMATER-CE, exercendo o cargo de chefe de subáreas – Extensão Rural. Em 1982 ingressou na Companhia, para exercer a função de Diretor Administrativo em cumulação ao cargo de Vice-Presidente. É responsável na Companhia pela descentralização e desenvolvimento das atividades administrativas nos setores de Contas a Pagar, Contas a Receber, Patrimônio, Compras, Logística e Recursos Humanos. Ocupou o cargo de Diretor Vice-Presidente de Gente e Jurídico até março de 2020.

Francisco Leite Holanda Junior Conselheiro 25/04/2023 AGO 2025

Francisco Leite Holanda Junior. Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-graduado em Finanças (COPPEAD/UFRJ) e MBA Executivo (COPPEAD/UFRJ). Foi Diretor de Mercado de Capitais do IBEF-CE e conselheiro da APIMEC-NE. Iniciou suas atividades profissionais em Securitizadora e FIDC. Trabalhou em um Banco na Espanha, tendo realizado um curso na Bolsa de Madrid. Foi head da área de research da Pax Corretora de Valores até 2012, onde migrou para Pague Menos, com foco na estruturação da área de RI. Atuou na área de Finanças Estratégicas da Pague Menos, tendo coordenado a 1ª emissão de Debêntures da companhia, também foi Gestor de Logística na Pague Menos. Foi um dos sócios fundadores da Pax Investimentos, boutique de investimentos com foco em M&A, tendo atuado em transações nos segmentos: Varejo, Logística, Indústria, Saúde e Tecnologia. Atualmente, é membro efetivo do Conselho de Administração e Head de Investimentos da DUPAR S/A, Family Office dos sócios fundadores da Empreendimentos Pague Menos S/A, gerindo as seguintes áreas de negócios: real estate, private equity e aviation. Faz parte do Conselho de Administração das empresas investidas da DUPAR. Declara que: (i) não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 301/99.

Rosilândia Maria Alves de Queirós Lima Conselheira 25/04/2023 AGO 2025

Rosilândia Maria Alves de Queirós Lima. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza em 1996, sendo pós-graduada em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral (FDC) e tendo concluiu MBA em Finanças pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD) em 2008. A Sra. Rosilândia iniciou suas atividades profissionais em 1990 nas Farmácias Pague Menos no Setor Financeiro, onde foi responsável pelas atividades específicas de tesouraria, arrecadação e contas a pagar. Em 1998, assumiu a Gerência de Estoques da empresa Joongbo Química do Brasil, atuante no segmento químico, na qual foi responsável pelo estoque, entrega de mercadorias dos clientes e transportes. Em 2002, assumiu a Gerência de Relacionamentos com Clientes da Companhia, lidando com PBMS do Brasil S/A. Em 2005, passou para o cargo de Controller da nossa Companhia. Em 2016 assumiu o projeto da área de Gerenciamento de Categorias da empresa. E em 2019 assumiu a área de Marca Própria e AME como Diretora de Marca Própria, cargo que ocupou até março de 2020.

Manuela Vaz Artigas Conselheira Independente 25/04/2023 AGO 2025

Manuela Vaz Artigas. Graduada em Economia pela Unicamp com MBA da Anderson Business School na University of California Los Angeles, onde se formou como membro da Anderson Business Society e recebeu o prêmio de finanças Fred Weston Excellence. Atualmente, é CEO da Calila Investimentos, cargo que ocupa desde agosto de 2015, onde atua como a ligação entre a holding e as empresas operacionais e os acionistas. Para tal, é membro do conselho das empresas do portfólio – Solar, JCC e Jangadeiro. É de sua responsabilidade o desenho da estratégia central do Grupo e a gestão do processo de profissionalização. Manuela chegou a Calila depois de 18 anos de McKinsey, onde foi sócia. Durante este período ela trabalhou em várias empresas brasileiras e multinacionais na América Latina focando em varejo e bens de consumo. Em varejo, atuou em diferentes setores – alimentos, eletrônicos, vestuário – em questões operacionais, estratégicas e organizacionais. Adicionalmente Manuela trabalhou no Goldman, Sachs, NY e PIMCO, Munique. Manuela é fluente em inglês, espanhol e francês, além de ter conhecimento básico de alemão.

Luiz Otávio Ribeiro Conselheiro 25/04/2023 AGO 2025

Luiz Otávio Ribeiro. Graduou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – FGV em São Paulo e completou o Program for Leadership Development por Harvard Business School. Ingressou na sede da General Atlantic em São Paulo em 2016 e se concentra-se em investimentos no Brasil e na Colômbia. Atualmente é membro efetivo do conselho de administração do Quinto Andar, Neon Pagamentos, D-Local e é um membro sem direito a voto no conselho do Gympass. Antes de ingressar na empresa, esteve na Advent International focando em investimentos em serviços financeiros e oportunidades de saúde e trabalhando em seus escritórios de São Paulo e Bogotá participando de diferentes investimentos e em diferentes conselhos de administração. Durante o período na Advent, também atuou como CFO da Atmosfera, empresa investida pelo fundo. Atualmente é membro efetivo dos nossos Conselho de Administração, Comitê de Auditoria e do Comitê de Operações com Partes Relacionadas.

Carlos Henrique Alves de Queirós Conselheiro 25/04/2023 AGO 2025

Carlos Henrique Alves de Queirós, Graduado em Administração pela Universidade Paulista, em 2005, e possui curso de extensão universitária em Management and Business Track, pela Universidade de Berkeley, nos EUA. Iniciou suas atividades profissionais na Companhia, em 1999, exercendo a função de estoquista. Ao longo dos anos exerceu diversas funções na Companhia, tais como: Balconista, Gerente Supervisor, Supervisor, Gerente Regional e Gerente de Operações, até ser nomeado, em 2010, para o exercício da função de Diretor de Expansão e Novos Negócios da Companhia e a partir de dezembro/17 passou a ser Diretor Vice-Presidente de Expansão e Engenharia. Foi responsável pela abertura e gerenciamento de 400 lojas, bem como pela expansão da Companhia para os Estados da Bahia e demais Estados do Nordeste, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Ocupou o cargo de Diretor Vice-Presidente de Expansão e Engenharia até março de 2020, quando a diretoria estatutária foi reestruturada

André Michel Farber Conselheiro Independente 25/04/2023 AGO 2025

Formado em Engenharia Química pela Unicamp, com MBA no INSEAD, André Farber é atualmente CEO da Guararapes Confecções, tendo ocupado anteriormente a mesma função no Dafiti Group. Possui vasta experiência em varejo e consumo, atuou por 11 anos no grupo Boticário, onde co-liderou a transformação da empresa em multicanal e expandiu o negócio para vários países da América Latina e atuou por 10 anos na Bain & Company, onde assessorou empresas varejo no Brasil e América do Sul.

Sami Foguel Conselheiro Independente 25/04/2023 AGO 2025

Sami Foguel é graduado em engenharia pela Universidade Estadual De Campinas, em junho de 1998 e Mestre em Administração de Empresas pela Escola de Negócios da Universidade de Michigan em 2004. Foi eleito em julho/2021 para ocupar o cargo de CEO – Saúde da Porto Seguro – Seguro Saúde S.A. e eleito em 20 de outubro de 2021 como Diretor Vice-Presidente – Saúde da Companhia. Foi também Presidente do Conselho de Administração da RBD (Rede Brasileira de Diagnóstico) em 2020/2021 e Diretor Presidente do Grupo Alliar, no período de 2019/2021, sendo as duas empresas atuantes no setor de saúde. No período entre 2018/2019, atuou no setor de telecomunicações, como Diretor Presidente da Tim Brasil, subsidiária da Telecom Itália. Em 2017/2018 foi COO (Chief Operation Officer), CCO (Chief Cargo Officer) da TAP Linhas Aéreas e “Head” da Portugalla Airlines ou PGA, pertencente também ao Grupo TAP e atuou também no período entre 2014/2018 como na VP de Operações de Clientes e COO da Azul Linhas Aéreas.